sexta-feira, 30 de março de 2012

Mestres relembram importância do curso da Kukkiwon ao receberem seus diplomas




Para além da competição, o 14º Open Cidade Maravilhosa também serviu de palco para a entrega dos diplomas do Seminário da Kukkiwon que se realizou no Brasil. Foram vários os mestres brasileiros que mostraram grande satisfação por este momento e por terem participado do seminário. 


O Mestre Renato Ribeiro, do Rio de Janeiro, um dos participantes do curso que também estavam no Open Cidade Maravilhosa, lembrou que o Seminário da Kukkiwon “foi uma iniciativa da Confederação que estávamos esperando há 30 anos, para o reconhecimento da graduação de nós, brasileiros”, acrescentando que, na sua opinião, “a Confederação está de parabéns”. 
Wilson Carvalho, mestre de Brasília, também deixou uma mensagem de felicitação à CBTKD por ter possibilitado a realização deste curso no Brasil. “Quero parabenizar a Nova Gestão porque este curso foi muito importante para a gente. Permite-nos mais autonomia de trabalho e hoje o Taekwondo é nosso. Já não tem essa coisa do Taekwondo Coreano, porque o Taekwondo é nosso. A gente precisa de levar este esporte à frente, com muita dedicação. E esse curso e certificado da Kukkiwon são muito importantes, pois é uma maneira de a gente identificar e valorizar a nossa originalidade dentro do Taekwondo”, referiu.
“Trazer o curso para o Brasil foi uma atitude muito nobre e ele está de parabéns por ter realizado esse evento, que nunca tinha sido feito antes neste país. Quero dar os parabéns ao nosso presidente”, disse ainda o mestre Marco Rodrigues, de Brasília, que também foi participante do seminário da Kukkiwon. 
Na opinião destes três mestres, esta foi uma oportunidade única para todos os brasileiros, pois permitiu rentabilizar custos, tornando a sua participação viável. “Ficou mais em conta para os brasileiros fazerem o curso aqui, sobretudo para aqueles que não têm patrocínios e para quem não tem condições financeiras de se deslocar até à Coreia. Até porque não seria apenas o valor do curso, pois teríamos gastos com passagem, hospedagem, etc. Então, a CBTKD trazendo o curso para o Brasil, ficou mais fácil para a gente, o que é muito importante”, lembrou Renato Ribeiro. Na opinião de Wilson Carvalho, ainda há “o fato de os mestres que vieram do Coreia estarem aqui conosco fazer com que conheçam o Taekwondo Brasileiro”, o que “valoriza o nosso país”, concluiu. 



Fonte: CBTKD

Nenhum comentário:

Postar um comentário