sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Brasilienses disputarão a Copa do Brasil de taekwondo de olho na Seleção

Torneio acontece neste fim de semana e atletas vão em busca de pontos no ranking nacional que definirá os participantes da seletiva para a formação da equipe verde-amarela.

O caminho até os Jogos Olímpicos é longo. Mas muitos estão dispostos a percorrê-lo. A londrinense Natália Falavigna ajudou a aumentar o número de interessados ao conquistar a primeira medalha olímpica brasileira no taekwondo: um bronze, em Pequim-2008. De lá para cá, o sonho de vestir um dobok — uniforme para a prática de artes marciais — com a bandeira do Brasil passou a morar na cabeça de muitos jovens. Tanto que 42 brasilienses viajarão até Fortaleza, no Ceará, para participar, neste final de semana, da segunda maior competição do país na modalidade: a Copa do Brasil.

Para eles, é a chance de subir algumas posições no ranking nacional e, quem sabe, de ganhar a oportunidade de disputar uma vaga na Seleção Brasileira, durante a Seletiva Fechada, que ocorre em dezembro.

Julliany Santos (centro), Karina Sampaio e Diego Jansen competirão em Fortaleza-CE.Copa que distribuirá a segunda maior pontuação do circuito nacional.

Na Copa do Brasil, o campeão fatura a segunda maior pontuação do circuito nacional: 15 pontos (só perde para o Campeonato Brasileiro, que deu 20). Cada estado e o DF só podem mandar um atleta por peso. E Brasília promete estar bem representada.

Karina Sampaio é a primeira colocada do ranking feminino adulto até 67kg. “Vou a Fortaleza precisando defender a posição. Posso continuar em primeiro ou cair para o segundo lugar”, conta ela, que passou por uma cirurgia no joelho em 2010 e voltou a competir este ano. As duas primeiras colocadas da categoria lutam contra duas atletas da Seleção Brasileira, que já tem Débora Nunes e Raphaella Galacho.

Julliany Santos já está na Seleção Brasileira Juvenil. E pela primeira vez vai disputar duas categorias no mesmo dia. “É o último ano que posso lutar na juvenil, então já vou começar na adulto para ganhar experiência”, explica. Na mesma situação está Guilherme Alves, terceiro colocado no ranking masculino até 58kg, que vai competir na sub-21 e na adulto. Tudo isso pelo sonho olímpico. “Não sei fazer outra coisa, só sei lutar. Se eu fosse dois anos mais velho, poderia disputar Londres e as outras duas. Mas como ainda não tenho tanta experiência, vou treinar para estar em 2016 e 2020”, afirma.

Professor de taekwondo e um dos atletas mais experientes da delegação, Diego Jansen viu nos olhos dos alunos e companheiros o desejo de disputar os Jogos de 2016. “Por ser no Brasil, está todo mundo muito empolgado”, diz. E ele também almeja isso. Aos 29 anos, disputou duas vezes a Seletiva Fechada, mas nunca chegou à Seleção. Agora, três pontos o separam do xará mineiro Diego Barreto, na luta por uma chance de defender as cores do Brasil. Na categoria 68kg, resta apenas uma vaga, já que Gustavo Souza ganhou o Campeonato Brasileiro e o Brasileiro Interclubes e não pode mais ser alcançado.

Transporte
Foram tantos atletas inscritos, que a equipe de Brasília ganhou um ônibus para chegar à competição. Eles saíram ontem, às 19h, do Parque da Cidade, e vão enfrentar dois dias de viagem até Fortaleza. Um ônibus semi-leito concedido pela Secretaria de Esportes, via Programa Compete Brasília.

Garantido em Londres
Diogo Silva, da categoria olímpica até 68kg, conseguiu a classificação para os Jogos de Londres, no ano que vem. Ele foi o primeiro brasileiro a garantir uma vaga nas Olimpíadas por meio de uma Seletiva Mundial.

Agenda
Copa do Brasil de Taekwondo
Quando: 13 e 14 de agosto, das 8h às 18h
Local: Fortaleza (CE)

Fonte:
SuperEsportes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário