domingo, 11 de dezembro de 2011

Os jovens da seleção brasileira

“Muito feliz” por ter ingressado na Seleção Nacional Adulto de 2012, Felipe Kenji se mostra conscientizado de que o maior desafio está para chegar, agora que poderá representar o seu país. “Entrar na seleção é difícil, porém permanecer nela é muito mais, uma vez que atletas do Brasil inteiro buscam este objetivo. Agora quero me manter na seleção e conquistar a titularidade no próximo ano”, explicou.

Apesar dessa preocupação, o atleta de 17 anos, que já fazia parte da Seleção Brasileira Juvenil há dois anos, tem agora “um sonho realizado”, que o poderá levar a outro – os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. “Com essa conquista, pretendo aprimorar minha performance e adquirir mais experiência para correr atrás do meu próximo sonho que é uma vaga nas Olimpíadas 2016”, revelou.

Quanto à sua participação na Seletiva Fechada, em Aracaju (SE), o jovem disse que estava esperando o seu bom resultado, visto que foi “fruto dos treinamentos” que fez. Sua principal dificuldade foi a ansiedade na sua primeira luta. “Iria enfrentar, de cara, um atleta que já fazia parte da Seleção Brasileira. Após minha vitória, adquiri confiança e vi que era possível conquistar a vaga”, contou. 

Filipe Kenji disse ainda que a sua “preparação psicológica para esta seletiva,nos últimos meses, foi essencial”, em conjunto com os treinos que já fazem parte da sua rotina. “Desde há dois anos, treino de segunda a sábado, em média, duas a três vezes ao dia, intercalando treinos técnico/tático e treinos físicos”, acrescentou.

Para concluir, o lutador paranaense falou acreditar “que a seleção está passando por mudanças, onde atletas de uma nova geração estão conquistando seu espaço. Todos os atletas são de ótimo nível e acho que realizaremos um bom trabalho em 2012”.




Karem Santos (-62Kg) e Julliany Ferreira (-49Kg), duas das atletas da categoria juvenil que ingressaram na Seleção Nacional de 2012, estão irradiando felicidade com este novo marco em suas carreiras como taekwondistas. 

“Bom, eu ainda não estou acreditando, mas estou muito feliz por isso”, afirmou Karem, atleta carioca de 17 anos. Com a mesma idade, Julliany Santos Ferreira, de Brasília, disse que este era “um sonho realizado”. “São 13 anos dedicados ao Taekwondo imaginando chegar este momento e é uma honra para qualquer atleta poder representar nosso país”, sublinhou. 

Apesar dos bons resultados, ambas as atletas sentiram algumas dificuldades na Seletiva. Julliany falou da ansiedade. “Estava muito ansiosa porque sabia que para a classificação teria que derrotar alguns ídolos. Todos são atletas competentes e tinha a certeza de que a batalha seria muito difícil”, contou. Karem disse também que esteve nervosa e ansiosa, sobretudo para “enfrentar a primeira luta, porque é quando o atleta ainda está em fase de aquecimento”. 

As duas jovens, que foram bronze no Pan-americano Juvenil de Las Vegas, em Outubro, se prepararam muito para esta Seletiva. Julliany treinou “em média quatro horas por dia, mais duas horas de preparação física”. “Meu técnico, Washington Azevedo, foi fundamental, nos incentivou muito, dedicando-se integralmente para que tivéssemos condições de representar bem o Distrito Federal. Trabalhámos de segunda a domingo”, frisou. E nem houve tempo para descanso. “Já retornamos aos treinos para corrigirmos alguns erros cometidos na Seletiva”.

Karem Santos vem de uma série de treinamentos na equipe júnior. “Aí eu lutava até 68kg. Após esse período eu estava treinando na minha cidade - Angra dos Reis - com o meu mestre e técnico, Nelson, fazendo uma preparação para perder peso e lutar até 62Kg. Depois disso eu fiz alguns treinos na cidade de Santos com o Mestre Ródney Saraiva”, disse acerca da sua preparação.

Depois deste período, e com o objetivo de entrar na Seleção Adulta alcançado, as duas atletas de 17 anos estão muito determinadas a dar o seu melhor e cientes do trabalho que as espera. “Quero treinar, estudar outras técnicas que possam me ajudar a evoluir e atingir meu objetivo maior - as Olimpíadas no Rio em 2016. Mas sei que preciso treinar muito para estar entre as melhores do mundo”, disse Julliany. Enquanto isso, Karem afirmou convicta: “Quero adquirir técnica e experiência”.



Fonte: CBTKD

Nenhum comentário:

Postar um comentário