sábado, 1 de outubro de 2011

Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011





O lutador brasileiro Diogo Silva, 29 anos, é o homem a ser batido na categoria até 68 kg do Taekwondo dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que começam no próximo dia 14 de outubro no México. Ouro em 2007 no Pan do Rio de Janeiro, ele já tem vaga assegurada nos Jogos Olímpicos do ano que vem, em Londres. Enquanto se adapta à altitude do México no centro de treinamento de San Luis Potosí, 1.860 m acima do nível do mar, ele planeja uma preparação de oito meses para as Olimpíadas e espera o Pan mais equilibrado de que participou. Em Santo Domingo (2003), ele foi medalha de bronze.

"Estes serão os jogos mais fortes de todos que já competi. O nível dos atletas cresceu muito. O Taekwondo é o segundo maior esporte no México, perdendo apenas para o futebol. Então vocês vão ver que os estádios vão estar lotados e eu creio que os jogos serão dos mais difíceis. Eu venho de uma ótima preparação e participei de seis competições este ano antes de estar aqui. Já estudei os adversários e quero voltar campeão", diz.
Antes de chegar a Guadalajara, Silva afirma ter sentido bastante falta de ar nestes dois primeiros dias de treinamentos. A cidade de San Luis de Potosí tem o clima extremamente seco, o que exige que os atletas tomem muita água, para que não haja desidratação. O lutador espera que na próxima semana esteja em um ritmo de treinamento mais próximo do habitual."

O fato de estar classificado para Londres-2012 deixa o lutador esperançoso em ter boa participação nas Olimpíadas, já que os treinamentos serão extensos, por um período de oito meses.







O ano passado foi repleto de conquistas para a lutadora de Taekwondo brasileira Kátia Arakaki, 25 anos, que disputa os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. Ela foi campeã pan-americana e do mundial militar de Taekwondo. Além disso, ganhou duas outras pratas no sul-americano de Medellín, na Colômbia, e no Mundial Universitário. Para chegar ao pódio em Guadalajara, a atleta de 1,58 m diz que agora é só fazer um polimento no trabalho físico e técnico. O segredo está em estudar os adversários.

"Agora é a parte final. A gente está fazendo um polimento, uma adaptação ao colete, acertando alguns detalhes da parte tática. O trabalho maior a gente está fazendo desde o começo do ano. A minha expectativa é muito boa. Estou treinando, as meninas são boas e estou preparada, estudando bastante para trazer uma medalha para casa", diz.

Kátia, que completou 25 anos na última terça-feira, no centro de treinamento La Loma, em San Luis Potosí (México), afirma que Canadá, México, EUA e República Dominicana estão entre as principais concorrentes. Para chegar ao Pan, ela disse ter passado um susto, quando perdeu sua luta no torneio classificatório e foi para a repescagem.

"Na primeira luta não fui bem. Quando entrei para a repescagem pensei: não posso perder a minha última chance. Vou agarrar isso com unhas e dentes e vou para o Pan-Americano", disse. Deu certo e ela afirma estar pronta para disputar uma medalha, de preferência de ouro.

A técnica Carmen Carolina Silva acredita que Kátia esteja entre as favoritas para a disputa, justamente por ser a atual campeã pan-americana de Taekwondo. "Esperamos que ela consiga a sua classificação para os Jogos Olímpicos de Londres no ano que vem. Ela pode chegar forte para brigar por medalhas. Ela, tecnicamente, está muito bem", elogiou.







A preparação da equipe brasileira de Taekwondo incluiu três semanas na Coréia do Sul, uma passagem de uma semana no Brasil e novo embarque, desta vez para San Luis Potosí, no México. No local, a uma altitude de 1.860 m acima do nível do mar, a Seleção se prepara para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que começam no próximo dia 14 de outubro.

Das três atletas da equipe feminina, duas estão em Potosí: Kátia Arakaki e Rafaella Galacho. Natália Falavigna, campeã mundial em 2005, bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim e prata no Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007, finaliza sua preparação nos EUA e se junta ao grupo às vésperas da competição, já na Vila Olímpica. Para a técnica Carmen Carolina, todas têm boas chances de pódio.

"A equipe vem treinando muito forte. Nós passamos uma temporada na Coréia. Ficamos uma semana em casa e já estamos aqui nos adaptando para os Jogos. Na altitude nestes primeiros dias, as meninas ainda estão sentindo um pouco de dificuldade para respirar, mas acredito que a partir de amanhã isso já estará resolvido", afirmou Carmen.

A treinadora inclui todas as lutadoras entre as favoritas à disputa por medalhas. "O Taekwondo está muito nivelado. A Kátia é a atual campeã Pan-Americana (de Taekwondo) e a Rafaella é uma atleta jovem e tem expectativas grandes para ela. Ela é uma menina guerreira e tem grandes chances de conseguir uma medalha nesses Jogos Pan-Americanas", disse.

Carmen diz que seria muito bom ter Natália Falavigna no grupo, mas aprova os treinamentos dela nos Estados Unidos. "Estaremos lá na Vila do Pan e ela vai estar ajudando as meninas e as meninas ajudando ela no que for preciso. Natália está se preparando já faz tempo. Tem agora os Jogos Pan-Americanos, mas o objetivo dela é a seletiva olímpica para ela estar participando da Olimpíada de 2012", afirma.

Sobre o futuro do Brasil em Londres, ela prevê um resultado bastante generoso. "Já temos um atleta classificado, o Diogo Silva. Pela primeira vez na história um atleta (brasileiro) conseguiu classificar na seletiva olímpica mundial e agora a gente tem mais o Márcio, a Kátia e a Natália para classificação em 2012. Eu acredito que pela primeira vez o Brasil vai estar representado com quatro atletas na Olimpíada. Com chance de medalhas. Eles estão trabalhando para isso", concluiu.

Mais de duzentos membros da equipe brasileira se encontra em La Loma dos quais, vinte pertencem ao Taekwondo que já estão concentrados com a mente centrada em Guadalajara.

A delegação do Comitê Olímpico (COB) chegou em São Luís Potosí em 24 de setembro e permanecerão até 12 de outubro, dia em que se dirigirão até Guadalajara para participar dos Jogos Pan Americanos.

A delegação correspondente ao Taekwondo está composta por vinte (20) membros, dos quais, dois (2) são do COB, três (3) formam o corpo técnico nacional, cinco (5) são os atletas classificados para Guadalajara 2011 e dez (10) atletas viajaram para auxiliar nos treinamentos, onde, irão trabalhar entre eles diferentes esquemas e variantes táticas que poderão ser encontrados nos jogos.

A combinação liderada por Fernando Madureira e Carmem Carolina, acabam de retornar da Coréia do Sul e rapidamente se direcionaram a La Loma, onde fazem os ajustes finais em busca de conseguir uma boa performance como a alcançada nos Jogos Pan Americanos no Rio de Janeiro em 2007.

Delegação Brasileira

Membros do Comitê Olímpico Brasileiro:
- Cristiano Barros
- Steve Roush

Corpo Técnico Nacional
- Fernando Madureira - Londrina
- Carmem Carolina Silva – Rio Claro
- Thiago Alfredo de Siqueira Pereira - Londrina

Atletas classificados para Guadalajara 2011
- Marcio Wenceslau (-58 KG) – São Paulo
- Diogo Silva (-68 Kg) – São Paulo
- Douglas Marcelino (-80 Kg) – Rio de Janeiro
- Katia Arakaki (-49 Kg) – São Paulo
- Raphaella Galacho (-67 Kg) – Rio de Janeiro

Atletas que auxiliarão nos treinos (sparrings) 
- Fernando Mattos da Silva – Rio de Janeiro
- Talita Fernandes Djalma – Rio Claro
- Jamila Rodrigues – Rio Claro
- Talisca Jezierski dos Reis – Londrina
- Charles Goltara Maioli – Londrina
- Breno Pinheiro da Silva – Londrina
- Henrique Precioso de Moura – São Paulo
- Marcel Wenceslau Ferreira – São Paulo
- Nicholas Pigozzi – Rio Claro
- Thiago Simones de Oliveira – São Paulo



Fonte: Terra Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário