sexta-feira, 22 de julho de 2011

JOGOS MUNDIAIS MILITARES - Últimas informações no Taekwondo

Diogo Silva conquista ouro nos Jogos Mundiais Militares


RIO - Três semanas após garantir, no Azerbaijão, a vaga nas Olimpíadas de 2012, o paulista Diogo Silva acaba de alcançar mais uma façanha na carreira. Ao bater o iraniano Seif Khatar, por 2 a 1, o número cinco do mundo no taekwondo, na categoria até 68kg, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Mundiais Militares na noite desta quarta-feira, no Cefan, na Avenida Brasil.
Aos 29 anos, Diogo não competia no Rio desde a conquista do ouro no Pan de 2007. Em outubro, o lutador buscará o bicampeonato pan-americano, em Guadalajara.
A caminhada rumo ao ouro começou com uma vitória sobre Almas Mukamanov, do Cazaquistão, por 6 a 1. Em seguida, Diogo superou o alemão Konstantino Konstantinidis (5 a 3), e nas quartas de final venceu Said Salih, do Qatar, por 8 a 7. A classificação para a final veio com um triunfo sobre o chinês Jiannan Huang por 5 a 2, na semifinal.


Leonardo Santos conquista ouro no taekwondo

O Sargento Leonardo Santos conquistou a segunda medalha de ouro do Brasil no taekwondo dos Jogos Mundiais Militares nesta quinta-feira, no Cefan, em Olaria. O lutador derrotou o iraniano Sajjad Mardani na final da categoria acima de 87kg, com uma ajuda decisiva de um civil: seu técnico Enoir Santos, funcionário público adido pelas Forças Armadas para comandar a seleção brasileira masculina, já que não há treinador militar brasileiro na modalidade.

A luta final contra Mardani foi bastante acirrada. Em recuperação de uma lesão no joelho esquerdo - rompeu o ligamento cruzado anterior durante as seletivas para os Jogos Pan-Americanos, em março - Leonardo guardou seus ataques mais ousados para o último round. Atrás no placar por 3 a 2, o goiano levantou a perna para acertar o iraniano no rosto, a 5s do fim. O juiz lateral não deu a pontuação e Enoir entrou em ação, puxando o cartão vermelho, que sinaliza um pedido de revisão em vídeo. A arbitragem reconheceu o golpe, que vale três pontos, e o brasileiro só precisou correr para garantir o triunfo por 5 a 4.

Leonardo Santos posa com o técnico Enoir Santos - "Se eles não dessem (os pontos), eu ia ficar com um sentimento de dever cumprido, mas um pouco frustrado. Com esse sistema imparcial de revisão, não tem política, não fica só nas potências do taekwondo. Vence quem merece. Enquanto eles reviam o vídeo, pedi apenas proteção a Deus, e hoje tivemos sucesso - disse Leonardo, que declarou amor à pátria e às Forças Armadas - Jurei à bandeira que sacrifico minha própria vida pelo país, e isso não é só uma ideologia. É algo que eu levo na minha própria vida. Não sou brasileiro só na vitória, amo este país. Quando há investimento, há retorno."

Foi a quinta medalha do taekwondo brasileiro nos Jogos e a terceira medalha masculina - Diogo Silva (ouro) e Michael Soares (bronze) foram medalhistas na véspera. Sinal do bom trabalho de Enoir, que foi eleito o melhor técnico do Mundial Militar de 2010, no Canadá, de onde o Brasil saiu com três medalhas de ouro e três de bronze. O baixinho, com 23 anos de taekwondo, espera ainda mais conquistas nos próximos dias.

Os demais brasileiros competindo nesta quinta não tiveram a mesma sorte de Leonardo. Hellorayne Paiva (+73kg) perdeu na primeira luta para a eventual campeã, a francesa Gwladys Epangue, e foi eliminada da disputa pelo bronze pela alemã Katharina Weiss. Rafael Cruz (-74kg) perdeu para o alemão Mokdad Ounis na segunda luta, e Fernanda Silva (-49kg) foi eliminada pela venezuelana Beiya Garrachan por 4 a 3 no tempo extra, após empate em 3 a 3 no tempo normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário