sábado, 4 de junho de 2011

Diferença de Taekwondo ITF e WTF

International Taekwondo Federation, mais conhecida comoITF, é uma entidade que regulamenta a prática e competição do taekwondo em todo o mundo. Fundada em 1955 pelo General Choi Hong Hi em Seul, na Coreia. O General Choi criou o taekwondo, baseando-se no caratê, son bak gi e no taekkyeon.

World Taekwondo Federation, WTF, é a instituição que se dedica a fazer novas e arrumar as já existentes regras do taekwondo a nível competitivo, assim como fazer competições e eventos em cada uma de suas disciplinas. Esta federação é reconhecida Comitê Olímpico Internacional. A Federação Mundial de Taekwondo segue os regulamentos e estatutos estabelecidos por Kukkiwon.

Há o boato de que o taekwondo WTF foi criado pelos sul-coreanos ao se revoltarem com o estilo ITF , pois o ITF controlava o taekwondo a nível mundial e transferiram a federação para o Canadá. Assim, passaram a reorganizar o esporte na Coréia do Sul, formando duas ramificações do taekwondo.

O ITF é mais antigo e original, podemos dizer mais bruto, onde pode-se soco no rosto, chutes na perna etc. Já o estilo WTF é o estilo de competição, olímpico, em que há varias regras. Lembrando que essas regras sempre estão sendo modificadas, devemos ficar atentos as atualizações pelos cursos oferecidos pela nossa federação local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário