sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Entrevista - Natália Falavigna

“Estou feliz com a vaga, mas ainda é cedo para falar em medalhas olímpicas”

De volta ao Brasil, Natália Falavigna deu uma entrevista à CBTKD e explicou como se sente com a conquista da última vaga do Taekwondo nacional para os Jogos Olímpicos de Londres. Feliz com a sua vitória, a atleta explicou que ainda é cedo para falar em medalhas, mas que se sente muito motivada e com vontade de trabalhar para representar bem o seu país. 

CBTKD: Como se sente agora que está classificada para as Olimpíadas de Londres?  
Natália: Estou muito contente e muito feliz. Batalhei bastante para que isso acontecesse e nunca duvidei de que tudo o que aconteceu me iria dar mais força. Foi um grande aprendizado. Fico muito contente por ter conquistado essa vaga para o Brasil e sinto que estou no caminho certo para conquistar os meus objetivos, que são muito maiores do que a vaga olímpica.
CBTKD: Você se sente preparada para ganhar outra medalha olímpica?
Natália: Eu sempre procurei trabalhar bastante. Procuro dar o meu melhor. Ainda é longe para falar em medalha, ou qual a sua cor. Agora preciso descansar para depois começar a trabalhar e me preparar bem. Estou bastante confiante, mas tenho de trabalhar até lá.

CBTKD: Além da vaga que conquistou, você mostrou que deu a volta por cima, depois das lesões e processos de recuperação. O que significa esta outra vitória para você?
Natália: Durante todo este tempo, tive o apoio de muita gente que trabalhou comigo. Tive forças de Deus, da família, dos amigos e de muita gente que me ajudou na recuperação. Conquistar esta vaga é uma retribuição também para quem acreditou e nunca duvidou que eu ia conseguir tudo isto.

CBTKD: Você é considerada uma das estrelas do Taekwondo nacional. O que representa para si esse “título”?
Natália: Penso que o atleta é pautado pelos resultados que conquista. No meu caso, fico feliz por voltar a trabalhar. Dou valor a cada treino, à superação e a quanto trabalhei para poder voltar.

Entrevista com Jorge Luís Gonçalves, primeiro medalhista brasileiro nos Jogos Mundiais

Jorge Luís Gonçalves é faixa preta 5º DAN. Está atualmente em Brasília e é Diretor da Federação de Taekwondo Olímpico. Contudo, a importância deste taekwondista para a história deste esporte no Brasil vai muito além disso, visto que foi ele foi o primeiro medalhista brasileiro em Campeonatos Mundiais. Tudo aconteceu no ano de 1991, quando Jorge Luís Gonçalves ganhou a medalha de bronze, na categoria até 64Kg, no Campeonato Mundial da Grécia.

CBTKD: O que representa para si ter sido o primeiro medalhista brasileiro em Campeonatos Mundiais?  
Jorge Luís Gonçalves: Foi muito bom! Esse evento era o meu segundo Mundial, porque também tinha participado em 1987, em Barcelona. Em 1989 não ganhei a vaga e em 1991 consegui ir até à Grécia. Nessa altura, os Jogos eram por etapas. A primeira etapa era até às quartas de finais. Quem passasse essa etapa ficava três dias em descanso e teria outra oportunidade depois desse período. Quando me vi entre os atletas finalistas, nem acreditei. Era o único brasileiro. Foi aí que ganhei a medalha contra um atleta dos Estados Unidos, muito famoso na altura – Kevin Padilla. Acreditei muito, juntamente com o meu técnico, e a gente buscou esse resultado. Mas a ficha só caiu quando eu cheguei aqui no Brasil, porque não tínhamos parado para pensar que era a primeira medalha para o Brasil de um Campeonato Mundial.

CBTKD: Como foi na altura a receptividade das pessoas a essa vitória?  
Jorge Luís Gonçalves: Todos os colegas do meio me parabenizaram e tive muita receptividade na minha cidade. Mas, uma coisa que me deixou super triste na época, é que a Confederação Brasileira, que era liderada por outros diretores, não fez nenhuma homenagem e muita gente nem sabia que eu tinha ganhado essa medalha. Passaram-se até alguns anos sem ninguém saber. Houve muita resistência e, na altura, essa falta de reconhecimento foi o que me frustrou.

CBTKD: Mas acha que atualmente a situação é diferente, quanto a esse reconhecimento?  
Jorge Luís Gonçalves: Eu já percebo isso de há um tempo para cá. Já percebi uma grande evolução. Agora se valoriza o atleta. Acho que deve haver reconhecimento porque só o atleta sabe o quanto é desgastante trabalhar assim todos os dias em busca de algo que às vezes nem é economicamente vantajoso. A Confederação hoje está bem melhor em relação aos atletas. Dá-lhes reconhecimento, tem um espaço para poder divulgá-los, mesmo que eles tenham ganho uma medalha que não seja tão expressiva. Eu acho que a tendência é essa, pois a Confederação tem que pensar também naqueles que estão tentando buscar um ouro e não conseguiram.

CBTKD: Em 1991, quem o apoiou para ir até à Grécia?  
Jorge Luís Gonçalves: Eram quatro atletas de Brasília que estavam classificados para o Mundial. Na minha época, a gente juntou o mestre André e o mestre Abreu e aconteceu uma história muito engraçada. Participamos de uma reunião da administração da cidade e chegamos lá de dobok. Ninguém sabia o que ia acontecer. Um dos meus mestres pediu a palavra e começou a falar do Taekwondo, dos atletas de Brasília que iam ao mundial e da falta de apoios. Daí surgiu a iniciativa de correr atrás de patrocínios. Administradores e perfeitos da cidade se sentiram comovidos e abraçaram a causa. Fomos de loja em loja pedir patrocínios e arrecadamos todo o dinheiro que precisávamos. Foi graças a isto que consegui ir ao mundial e que trouxe a medalha para o Brasil.

CBTKD: Como foi a preparação física?  
Jorge Luís Gonçalves: Eu sempre treinei muito na minha vida. Eu estudava e treinava de manhã, à tarde e à noite. Não havia, como hoje, as preparações específicas. Era tudo por conta da gente mesmo. Naquela altura o Taekwondo era muito mais Taekwondo do que preparação. Só de vez em quando fazíamos uma preparação física à parte.

CBTKD: Quer acrescentar algo mais? 
Jorge Luís Gonçalves: Queria dizer que eu, como Diretor da Federação de Brasília, apoio muito o presidente Carlos Fernandes. Viajamos juntos no primeiro Mundial de 1987. Disputamos pesos diferentes, mas éramos parceiros. Desejo-lhe muitas felicidades e quero dizer-lhe para seguir o caminho dele. Ele já foi atleta e acho que está no caminho certo, ao pensar mais nos atletas.

domingo, 20 de novembro de 2011

Natália Falavigna conquistou passaporte para Londres!



Natália Falavigna foi a vencedora da seletiva de Queretaro, na categoria feminina de +67Kg, classificando-se assim para os Jogos Olímpicos de 2012. A nossa atleta derrotou as lutadoras das Honduras, de Cuba, tendo ganho o título da representante do México Maria Del Rosario Espinoza. 

O Taekwondo nacional conquistou assim a sua última vaga para as Olimpíadas de Londres. Diogo Silva (-68Kg) e a recém-classificada Natália Falavigna serão os representantes brasileiros do Taekwondo nesta competição.


Fonte: CBTKD

sábado, 19 de novembro de 2011

Wenceslau e Katia Arakaki não se classificam para as Olimpíadas de 2012

Márcio Wenceslau (-58Kg) e Katia Arakaki (-49Kg) não foram classificados para as Olimpíadas de 2012. 

De acordo com Carmen Silva, técnica da Seleção Brasileira de Taekwondo, “Márcio perdeu a semi-final, novamente de forma inaceitável, para o atleta do México”. Faltando apenas dois segundos para o termino da luta, o mexicano Damian Villa Valadez chutou o ar, mas os árbitros marcaram como chute em cima. “Tentamos entrar com recurso, mas não foi aceito”, afirmou a técnica.

Já a atleta Katia, depois de derrotar a canadense Ivett Gonda - campeã dos Jogos Pan-Americanos e favorita da competição -, perdeu nas quartas de finais por 6 a 5 para a atleta campeã da categoria, Elizabeth Gordillo, da Guatemala.

“Estamos realmente muito tristes pelo resultado de ambos, mas principalmente pelo do atleta Márcio, que ouviu do próprio técnico do México que sabia que ele havia ganho a luta, mas que não poderia retirar a vaga do seu país”, afirmou Carmen Silva.

Natália Falavigna (+67Kg) lutará domingo, pela manhã, e a sua primeira concorrente será a atleta das Honduras, Avila Keyla.


Fonte: CBTKD

Seminário da Kukkiwon

Kukkiwon Promotion Test

O Curso da Kukkiwon, que já vai no segundo dia, está sendo agraciado pelos seus participantes, que se têm mostrado bastante interessados e agradados com tudo o que aprenderam com os mestres coreanos da Casa Mãe do Taekwondo. 

Paulo Santos Silva, Faixa Preta 7º DAN, de Sergipe, considera que “o Seminário está sendo muito bom e proveitoso para todo e que a unificação das técnicas está sendo bem recebida” pelos participantes. “Acredito que todos vão voltar com outra concepção para seus estados”, acrescentou.
Também Alexandre Coelho Santos, 6º DAN e diretor técnico da Federação Catarinense de Taekwondo, pensa que esta iniciativa “está sendo de grande utilidade. É um evento único no Brasil, para todos os que são mestres e querem se atualizar”.

Por sua vez, o participante pernambucano Leonardo Mohandas acredita que este seminário “é uma excelente demonstração do trabalho que a Confederação vem fazendo em prol do Taekwondo Brasileiro”. Na opinião deste Faixa Preta 3º DAN, “a vinda da Kukkiwon ao Brasil está sendo muito boa para a padronização e atualização das técnicas de Poomsae”.

O jovem de 24 anos disse estar “muito feliz” por terem trazido “um mestre que estava aposentado e que é um dos melhores do mundo e responsável pelas alterações nas técnicas”. Na sua opinião, Lee Chong Kwan é “um excelente instrutor, que está comprometido com a missão dele de atualizar o Taekwondo brasileiro”.

Segundo Leonardo Mohandas, este mestre, que também é o instrutor principal da Kukkiwon, explicou que “as pessoas vêm de escolas diferentes e o que está sendo passado aos participantes são as técnicas do padrão da Kukkiwon e os conceitos necessários para se manterem constantemente atualizados”.

Faixas pretas de 1º, 2º e 3º DAN fazem esta tarde o exame para a homologação de DANs. De acordo com a programação, a partir das 16h00, todos os participantes dessa graduação são sujeitos ao teste dos instrutores do Kukkiwon, podendo assim dar provas das técnicas que lhes foram passadas durante o dia de ontem e hoje.

Amanhã serão realizados os exames dos restantes DANs.






Fonte: Confederação Brasileira de Taekwondo

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Convocação dos atletas para Seletiva Nacional Fechada em Aracaju

Os primeiros e segundos colocados nascidos em 1994 da Seleção Juvenil em Itabira 2011, bem como, os atletas das categorias Sub21 e Adulto deverão confirmar participação na Seletiva Nacional Fechada em Aracaju através do formulário eletrônico

OBS.: Somente os nascidos em 1994 (aqueles que irão completar 18 anos em 2012) deverão confirmar sua presença presença.

Seleção de participantes da Seletiva Nacional Fechada - 1ª Fase: Clique aqui.



Fonte: CBTKD

Comunicado de Cancelamento do Seminário Olímpico Internacional com Steven Lopes

Vimos comunicar a todos os interessados que recebemos expediente cancelando unilateralmente o Seminário Olímpico Internacional programado para as cidades de Brasilia, Florianópolis e Aracajú para os dias 26/11, 27/11 e 02/12. Tal fato foi comunicado pelo Sr. Andre de Oliveira (USA ) que estava negociando a vinda dos Srs. Jean Lopes e Steven Lopez. O motivo alegado pelos palestrantes foi a convocação de última hora para participarem do Teste Olímpico em Londres, não podendo honrar com o compromisso assumido no Brasil.

A CBTKD cumpriu com todas as exigências dos palestrantes, inclusive o depósito prévio de USD3.000,00 efetuado em 28/10/2011, conforme documento em anexo.

A CBTKD repudia veemente este cancelamento unilateral, pelos prejuízos causados. A Nova gestão da CBTKD trabalha muito para honrar os compromissos assumidos, mas, infelizmente, nada pode fazer quanto a atos de terceiros, alheios a sua vontade, contra os quais, sem dúvida nenhuma, serão tomadas atitudes cabíveis.

A CBTKD já iniciou negociação para trazer um profissional não só de nível olímpico, mas que também tenha responsábilidade e comprometimento com a sua agenda, em data a ser informada posteriormente no site da entidade.


Fonte: CBTKD

sábado, 12 de novembro de 2011

Seminário do Kukkiwon

O Seminário da Kukkiwon se realizará no Clube Militar da Lagoa, na cidade do Rio de Janeiro - como havia sido anuncia pela CBTKD, antes da alteração da data do evento, mantendo-se assim o local do curso.
Mais uma vez, a CBTKD relembra que a vinda da Kukkiwon à cidade do Rio de Janeiro está agendada para os dias 18, 19 e 20 de novembro.


Cartilha de Informações


Fonte: CBTKD

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A voz da experiência..




O Camping de Treinamento da Seleção Nacional, que continua amanhã no CEFAN - Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, na cidade do Rio de Janeiro, está sendo um momento privilegiado para aprimorar pequenos detalhes que poderão fazer toda a diferença para os atletas nacionais que vão disputar a seletiva Pan-americana de Queretaro, no México. 

Na opinião de Fernando Madureira, técnico da Seleção, este período é fundamental para os lutadores, visto que é “uma fase de polimento” importante para “chegarem à Seletiva preparados”. “Fazemos trabalho físico e técnico totalmente específico, dentro do que vamos usar dentro da especificidade do colete eletrônico”, acrescentou o técnico.

A adaptação ao colete eletrônico é um aspecto essencial neste Camping. Por isso, todas as formas usadas em combate serão treinadas, utilizando este equipamento. “O plano é direcionado a exigir o máximo do atleta neste curto tempo que a gente tem. Vamos treinar com o colete eletrônico todos os dias, em todas as situações táticas. Eles são atletas de tradição que obtêm resultados bons internacionais e eles se adaptaram muito bem. Então, acho que usar o colete todo dia os vai favorecer bastante”, frisou Madureira. 

O técnico também lembrou a importância dos atletas estrangeiros neste Camping, referindo que eles são uma mais-valia para os representantes nacionais no Pré-Olímpico do Queretaro. “São atletas muito bem condicionados, que vão exigir bastante dos nossos. Estão fazendo treinos e lutas de igual nível com eles, a ajudá-los a se auto-afirmarem emocionalmente e se sentirem prontos para a seletiva no México”, sublinhou.

Márcio Ferreira e Katia Arakaki são os atletas deste Camping que vão representar o Brasil no México. A eles se juntará Natália Falavigna, que se encontra nos EUA. De acordo com o técnico nacional, “o atleta brasileiro tem o diferencial de ser muito versátil e ser capaz de uma adaptação muito rápida”. Madureira considera que tanto Márcio, como Katia, estão preparados para esta seletiva, que “não tem luta fácil para ninguém. Mas também é uma situação que vai deixá-los muito atentos para a competição, da forma que precisam”.

O técnico de Londrina acredita que a parte mais frágil dos atletas talvez seja o emocional. Contudo, considera que esse poderá ser o ponto fraco de qualquer lutador. “Eu acho que todos os que estiverem na Seletiva vão estar com o mesmo problema emocional, porque é a última chance para a Olimpíada”, lembrou Fernando Madureira. A sua estratégia é “apertar o máximo durante o treino, mas deixá-los emocionalmente muito confiantes para chegar lá no dia e não sentirem que têm de romper uma barreira, mas sim cumprir uma missão”.

Além disso, destacou que a Seleção de Taekwondo atualmente conta com uma “estrutura muito boa, das melhores que foram feitas em todos os ciclos olímpicos até hoje”. Por isso, “todos os atletas e comissão técnica estão engajados para corresponder a este bom atendimento da CBTKD, do COB e do projeto IMP/Petrobras. A gente tem esse compromisso”, concluiu.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

II Etapa do CAMPEONATO BRASILIENSE


II Etapa do CAMPEONATO BRASILIENSE, em disputas em luta e no poomsae, para o Infantil, Júnior, Sub 21, Adulto e Máster, no dia 27 DE NOVEMBRO DE 2011(domingo), para as graduações de iniciantes, intermediários, graduados e faixas pretas. Esta última etapa de competição do Ranking de 2011 será com o uso dos protetores eletrônicos.

COORDENAÇÃO GERAL
DIRETOR TÉCNICO – Gm Marcos Rodrigues, José Antônio Soares, Wilson Batista e Prof. Willian Lima.

ORGANIZAÇÃO: Direção da FTO/DF – Mestres:  Manoel Sena e Valdeci Martins, Deivy Lacerda e Ademar Lamoglia

 DATA: 27 de novembro de 2011 (domingo)

LOCAL: Ginásio de Esporte do SESC da Unidade Operacional de Taguatinga Norte/DF
End: CNB 12, Área Especial 2/3 – Taguatinga Norte




INSCRIÇÕES: Até às 21 horas do dia 24/11(quinta-feira).
Ver regulamentos, fichas e tabelas de pesos/idade e graduação da FTO para 2011



TAXA DE INSCRIÇÃO DESTE EVENTO SERÁ DE R$ 50,00 (cinqüenta reais) por inscrição individual;
Sendo dupla (luta e poomsae), o valor é de R$80,00 (oitenta reis).



Serão feitos no dia 26/11/11 (sábado) às 15:30h.
A presença do técnico ou do professor do aluno e obrigaria no congresso técnico.